Sede do MIPC/PE estará fechada entre os dias 2 e 4 de novembro - Dia de Finados

Por conta do feriado de 2 de novembro, Dia dos Finados, a sede da Associação Movimento Independente dos Policiais Civis de Pernambuco (MIPC/PE) estará fechada entre os dias 2 e 4 de novembro.

Sobre o Dia de Finados

Segundo estudiosos, o costume de respeitar os mortos tem origem no século 1º. Naquela época, os cristãos passaram a visitar os túmulos dos falecidos para rezar. A partir do século 5º, a Igreja adotou uma data específica para lembrar aqueles que partiram.

A escolha do dia 2 de novembro não foi por acaso. Como no dia 1º é celebrado o Dia de Todos os Santos, quando se homenageia todos aqueles que morreram em estado de graça e não receberam a canonização, escolheu-se o dia 2 para relembrar os entes queridos que não morreram em estado de graça total, e que se encontram em estado de purificação.

Curiosidades

No Cristianismo, o Dia de Finados ganharia a conotação "lembrança dos fiéis defuntos". De acordo com a origem dos termos, finado, em sua origem, indica aquele que partiu. Já o termo defunto, tem sua origem na palavra "defungor", ou seja, aquele que cumpriu plenamente uma missão.

O Dia dos Fiéis Defuntos, segundo a igreja, é a data para comemorar o cumprimento da missão das pessoas que já faleceram, e ainda, uma chance, através de orações, para que a alma desta possa descansar junto ao criador.

No México, país da América do Norte, o dia é celebrado com festa. Os mexicanos preparam jantares nas casas das pessoas. De acordo com a lenda, durante o período, Deus permite que os mortos possam voltar a Terra e reencontrar seus familiares.

Crendices dos finados

* Acenda quatro velas para o defunto, nunca três.
* Nunca traga terra do cemitério para a casa.
* Evite fazer retratos em trio. Segundo a lenda, a pessoa do centro pode ser a próxima a falecer.
* Jamais beije os pés de um defunto ou correrá o risco de morrer logo em seguida.
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook.

Nenhum comentário: