Projeto de Lei pede apuração mais rígida para mortes cometidas por agentes do Estado

De acordo com a proposta, a investigação desses casos deve ser semelhante ao que é previsto para os crimes praticados por cidadãos comuns.

17.01.2013

Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei (PL 4471/12), que institui regras para a apuração de mortes e lesões corporais resultantes das ações de agentes do Estado, como os policiais. De acordo com a proposta apresentada pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Fábio Trad (PMDB-MS), Delegado Pr­­otógenes (PCdoB-SP) e Miro Teixeira (PDT-RJ), a investigação desses casos deve ser semelhante ao que é previsto para os crimes praticados por cidadãos comuns. Antes de ser votado no Plenário, o texto ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e pela Constituição e Justiça e de Cidadania.

O que diz o Código Penal hoje – Apesar de não prever regras para a investigação do uso de força nesses casos, o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41) autoriza qualquer agente público e auxiliares a utilizar os meios necessários para agir contra o suspeito que resista à prisão. 
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook.

Nenhum comentário: