PF prende 30 por envolvimento com grupos de extermínio na PB

12 policiais militares estão entre os presos, incluindo um major e dois capitães

16.11.2012

Trinta agentes de segurança, entre policiais militares, civis e agentes penitenciários, foram presos na manhã da última sexta-feira, 9, suspeitos de pertencer a três grupos de extermínio que atuavam em municípios da Grande João Pessoa, na Paraíba. As ações fazem parte da Operação Squadre, da Polícia Federal (PF), que contou com a participação de 400 policiais federais e apoio do Ministério Público e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba.

Ao todo, foram presos 12 policiais militares (incluindo um major e dois capitães), um funcionário do Departamento de Transito (DETRAN), dois agentes penitenciários, dois delegados da Polícia Civil e policiais civis. Também foram detidas pessoas sem ligação com a segurança pública.

Os presos ainda não se pronunciaram sobre as acusações, nem apresentaram advogados de defesa. De acordo com o comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, as denúncias serão apuradas por inquéritos na instituição e os suspeitos serão julgados por conselhos da PM caso a transgressão disciplinar seja apurada.

Investigações - Segundo o superintendente da PF da Paraíba, delegado Marcelo Diniz Cordeiro, apesar de estarem interligados pelo tráfico ilegal de armas e munição, os três grupos atuavam de forma independente. Ainda de acordo com as investigações, as quadrilhas também praticavam extorsão, lavagem de dinheiro e corrupção. 
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook.

Nenhum comentário: