Senado aprova projeto de Lei que tipifica crimes cibernéticos

Projeto representa uma importante conquista para a polícia judiciária no combate a esse tipo de crime

O Senado aprovou na última semana o projeto de lei que tipifica no Código Penal os crimes de internet. O projeto será encaminhado à Câmara dos Deputados para revisão e deve ser incluído ainda este mês na pauta de votações da Casa. Caso seja aprovado pelos deputados, o texto seguirá para a sanção presidencial.

A sanção do projeto como Lei será uma importante conquista para a polícia judiciária no combate a esse tipo de crime, visto que facilitará a autuação e punição dos criminosos. Dentre as propostas do texto está a previsão de pena de três meses a um ano, além de multa, para a invasão de dispositivos de informática (conectados à internet ou não) com o objetivo de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do proprietário, bem como para a produção, distribuição ou venda de programas de computador para a invasão de eletrônicos.

Brechas do CP – O atual Código Penal, de 1940, não prevê punições específicas para crimes de internet. Enquanto o anteprojeto de reforma do Código não é aprovado, os crimes cibernéticos têm sido qualificados como furto, estelionato e difamação.
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook.

Nenhum comentário: